sábado, 6 de agosto de 2011

Rio Fergus McCann Celtic Supporters Club

Rio Fergus McCann Celtic Supporters Club

Na Rua Vinicius de Moraes, nº68, em Ipanema, no Rio de Janeiro, encontra-se o pub The Blue Agave, freqüentado pelo Rio Fergus McCann Celtic Supporters Club, o maior clube de torcedores do Celtic do Brasil.

Fundado, e localizado, no Rio de Janeiro com o propósito de reunir e ajudar os torcedores a acompanhar o progresso e o sucesso do Celtic, o RFMCSC (Rio Fergus McCann Celtic Supporters Club) se espelha na tradição de caridade do próprio Celtic em arrecadar fundos para ajudar os menos privilegiados.

Com esse propósito foram criados os Rio Celtic Bhoys, time de futebol que reúne garotos de diferentes idades e tem grande destaque na disputa de campeonatos locais.

Familiares e amigos no pub

O The Bhoys Brasil teve acesso ao Andrew Rolinson, um dos cabeças do RFMCSC, que foi muito simpático, falou um pouco mais sobre o CSC (Celtic Supporters Club) e concedeu uma pequena entrevista. (Se você sabe inglês, recomendo a leitura da entrevista original. Se você usa Windows, CLIQUE AQUI para fazer o download da entrevista; se você usa outro sistema operacional, CLIQUE AQUI)


The Bhoys Brasil: Pode nos dizer um pouco mais sobre você, quando você se mudou para o Brasil e como as coisas foram no começo?

Andrew Rolinson: A primeira vez que vim ao Brasil foi em 2001, e me mudei para cá para viver e trabalhar em 2005. Eu trabalho com petróleo e já morei em muitos países, incluindo Angola, Nigéria, Indonésia e Venezuela. O Brasil é meu favorito até agora, as pessoas e a cultura são muito receptivas e definitivamente há uma ligação, e afinidade, com o espírito escocês. Minha mulher é carioca e flamenguista, então eu tenho dois times agora. Eu levo meu filho para quantos jogos do Flamengo forem possíveis, vou sair para ver o jogo contra o Coritiba um pouco mais tarde hoje. Eu encontrei companheiros torcedores fãs do Celtic no The Lord Jim pub em 2006 e nós decidimos montar um Celtic Supporters Club para mostrar jogos do Celtic, ampliar o perfil do Celtic no Brasil e levantar dinheiro para as causas locais.

The Lord Jim Pub, em 2006

Como você se tornou um torcedor do Celtic? É como no Brasil, onde você “nasce” torcedor de um time?

Há um equívoco de que todos os torcedores do Celtic são católicos. O clube foi formado por membros da Igreja Católica para arrecadar fundos para os pobres no extremo leste de Glasgow. Mas este sempre foi um clube que recepciona todos e seus fãs vão além da população católica. Eu cresci um protestante, já que meu pai também era, mas minha mãe era católica e ela que influenciou minha escolha de um time de futebol. Minha vó morou do outro lado da rua do Celtic Park e eu e meus irmãos crescemos seguindo o Celtic. Para a maioria das pessoas, você segue o time que sua família torce então, sim, você normalmente nasce já sendo um torcedor.


O RFMCSC tinha muitos membros no começo? Tinham muitas pessoas freqüentando o pub?

O RFMCSC começou com mais ou menos dez membros e os comparecimentos aos jogos eram baixos. O pouco acesso e a velocidade da internet em 2006 fizeram com que fosse difícil acompanhar o futebol. Mas nos perseveramos e a transmissão dos jogos evoluiu com o passar dos anos. Devido ao fuso horário, às vezes é difícil uma justificativa para abrir o bar às 8h da manhã para alguns torcedores do Celtic, então não mostramos todos os jogos. No verão, o fuso horário entre o Rio e a Escócia cai para duas horas, então podemos mostrar os jogos ao vivo em horários mais convenientes.

Camiseta com o logo do RFMCSC

Como está o RFMCSC actualmente? Vocês têm membros de outras nacionalidades? E os brasileiros?

O CSC não cresceu realmente em números. Somos na maioria escoceses expatriados trabalhando com petróleo e pessoas que vêm e vão. Nós temos alguns membros brasileiros, um australiano, um irlandês e um americano também. Temos torcedores de outros times que vêm e assistem aos jogos conosco, ainda que não sejam membros ou torcedores. Nós sempre temos um bom comparecimento para os derbies contra os Rangers, e normalmente há alguns dos torcedores deles assistindo aos jogos conosco. Isso faz do jogo mais interessante e tem um pouco de piada bem-humorada. Todos que querem assistir aos jogos são bem-vindo, apenas deixe os aspectos negativos da rivalidade de fora.


Vocês já receberam algum torcedor famoso do Celtic?

Rod Stewart veio ao Rio em 2007 como parte de sua turnê mundial. Nós convidamos Rod para assistir ao jogo no pub e ele veio. Ele é um grande torcedor, muito conhecedor do jogo (ele quase virou um jogador profissional) e do time. Rod assinou uma camiseta do CSC e deu a todos nós ingressos para o seu show. Ele teve uma grande atitude, foi amigável e pareceu ter adorado assistir ao jogo com a gente. Tiveram alguns outros torcedores famosos do Celtic que passaram pelo Rio, mas momento nem sempre bate com o calendário das partidas. Gerald Butler e Jim Kerr são nomes que me vêm à mente.

Rod Stewart em visita ao RFMCSC, em 2007

Sabemos que o RFMCSC não é só questão de se socializar, pode nos dizer mais sobre a arrecadação de fundos de vocês e os Rio Celtic Bhoys?

Nossa constituição afirma que faremos de tudo para continuar o trabalho de caridade realizado pelo Celtic e seus torcedores ao redor do mundo. Nós levantamos dinheiro através das taxas de filiação, eventos sociais, sorteando rifas e vendendo camisetas do CSC. Esse dinheiro vai para duas boas causas, um orfanato na Pedra da Guaratiba e os Rio Celtic Bhoys. Nós também recebemos doações dos estrangeiros residentes, do Celtic Boys Club e do próprio Sr. Fergus McCann. Nós já levantamos mais de R$30.000 até agora e isso vai tudo para uma boa causa. A comunidade local dos expatriados também tem nos apoiado muito com a British and Commonwealth Society arrecadando fundos para nós que chegaram a mais de R$3.000. A generosidade dos torcedores do Celtic, torcedores de outros times, e pessoas em geral é entusiasmante e somos muito orgulhosos com o trabalho que as doações e fundos nos permitiram fazer.

Brinquedos e leite em pó doados a um orfanato local

Os Rio Celtic Bhoys jogam alguma competição de base ou apenas amistosos? Como é a performance deles?

Os Rio Celtic Bhoys ficam em Santa Margarida, em Campo Grande, no oeste da cidade. Há cinco categorias de idade, de sub-9 a sub-18, e eles jogam a Copa da Paz todos os anos. Essa é uma competição jogada durante cinco meses com times de Campo Grande, no Rio de Janeiro. Já ganhamos o troféu cinco vezes durante os anos. Nossos bhoys também já jogaram contra o Botafogo, Fluminense e Flamengo e ganharam a maioria deles. Somos abençoados com um grande treinador, Gerson de Oliveira, que é um ex-jogador de futebol profissional, já jogou pelo Flamengo, Grêmio e outros times no Brasil, Equador e Bolívia. O tempo e o esforço que ele coloca para ajudar as crianças é uma inspiração. Seu trabalho vai além de apenas jogar futebol, ele trabalha para manter as crianças longe de problemas e para serem bons cidadãos. Eles não são anjos, mas não há dúvidas de que há um impacto positivo em ser parte dos times do Celtic Rio Bhoys.

Membros do RFMCSC com os times dos Celtic Bhoys, de Santa Margarida

O site do RFMCSC fala sobre o Rafael, o primeiro jogador profissional de futebol de vocês. Ele foi para o ABC de Natal directamente dos Rio Bhoys? Como tudo aconteceu? Ainda há mais por vir?

Rafael estava fazendo testes no ABC e também estava recebendo interesse do Atlético Paranaense, então o ABC decidiu contractá-lo. Ele foi o capitão do time na conquista do campeonato estadual. Também temos outro jogador fazendo testes no ABC, Vitor, e esperamos que também lhe será oferecido um contracto. Nós temos dois jogadores jogando com os times de base do América RJ nos campeonatos estaduais cariocas. O sucesso veio à seu custo, já que os clubes não pagam todas as despesas para jogadores sem contracto. Então nós decidimos ajudar com passagens de avião e outros custos com transportes. Mas isso tudo vale a pena para ver os garotos practicando o melhor de seus talentos e trabalhando duro para fazer uma contribuição positiva para suas vidas e a vida de suas famílias. O treinador Gerson é um técnico talentoso e tem dado o melhor de si para essas crianças. Eu espero que possamos continuar produzindo jogadores enquanto tivermos o apoio do Gerson, da comunidade local em Santa Margarida e das pessoas que doam para o RFMCSC.

Membros do RFMCSC com o ex-jogador e treinador Gerson de Oliveira (de azul)

O Celtic não teve muitos jogadores profissionais brasileiros durante sua história, podemos esperar para ver um jogador dos Rio Bhoys vestindo a camisa profissional do Celtic?

Nós tivemos dois brasileiros, Rafael Scheidt e Juninho Paulista. Nenhum dos dois tiveram bons tempos no Celtic, infelizmente. Seria um feito surpreendente se um de nossos garotos do Rio conseguisse jogar pelo Celtic um dia. Esse seria um cenário dos sonhos para o CSC, mas o nosso foco principal é ter um impacto positivo nas vidas de quantos jovens forem possíveis. Eles jogando profissionalmente ou não, esperamos dar a eles algo positivo para seguirem suas vidas.

Rio Celtic Bhoys seguindo a tradição The Huddle antes de uma difícil partida contra o Botafogo

Mais uma vez The Huddle, novamente contra o Botafogo

Você gostaria de deixar uma mensagem para os leitores do nosso blog?

É óptimo haver tantos brasileiros interessados em nosso time de futebol. Nós temos uma tradição de jogar com emoção, futebol ofensivo que a maioria dos brasileiros pode se identificar. O caráter do Celtic é de caridade e comunhão, e esperamos que esse aspecto do Celtic seja algo levado em consideração pelos fãs brasileiros. Nós receberíamos qualquer um para assistir um jogo com a gente. Se você estiver no Rio e quiser nos encontrar, deixe uma mensagem em nosso site. Nós falamos português, então não seja tímido, todas as mensagens de apoio e interesse são apreciadas. Hail hail.

Rio Celtic Bhoys em acção

Andrew também fez questão de ressaltar que eles receberiam de braços abertos todos os fãs do Celtic que querem fazer parte de seu CSC. Também disse que querem receber novas pessoas e adorariam ter mais visitantes brasileiros, e que todos são bem-vindos por lá. Basta deixar uma mensagem no site deles e eles vão dizer quais jogos vão transmitir no pub.

Para obter mais informações, você pode acessar o site do RFMCSC clicando AQUI, e também pode ajudá-los comprando camisetas clicando directamente AQUI.

Nenhum comentário: