terça-feira, 6 de setembro de 2011

Escócia vence Lituânia e ainda sonha

Mesmo desperdiçando uma penalidade, Scotts vencem e ainda sonham com a EURO 2012.

Naismith marcou o gol da vitória dos Highlanders (Foto by Getty Images)

A Escócia continua na cola da República Tcheca na luta pelo segundo lugar do Grupo I das eliminatórias para a UEFA EURO 2012 depois da vitória crucial sobre a Lituânia no Hampden Park.

Os Highlanders pareciam ter desperdiçado a melhor oportunidade de gol ainda na etapa inicial, quando Darren Fletcher errou o penalty, mas o Hun Steven Naismith fez esquecer esse momento trágico ao marcar de cabeça após cruzamento de Barry Bannan e bateu o goleirão Žydrūnas Karčemarskas.

Precisando desesperadamente da vitória, a Escócia começou o jogo com força indo para cima com Bannan, meia do Aston Villa FC, na base do seu bom jogo ofensivo. A Escócia conseguiu domínio total nos primeiros 20 minutos, com 72% de posse de bola, sendo que foi nesse período que surgiu a primeira chance de gol, mas a tentativa de Don Cowie passou por cima.

A pressão dos anfitriões sobre a Lituânia cresceu ainda mais e a atenção de Karčemarskas impediu o primeiro ao defender um chutaço rasteiro de Fletcher. A Escócia podia ter marcado logo a seguir por Naismith, mas o mesmo cabeceou por cima .

Um passe do xerife Gary Caldwell foi interceptado por Deividas Šemberas, que avançou livre, porém o chute saiu fraco. Aos 30 minutos, Tadas Labukas interceptou o chute de Bannan com a mão na grande área, pênalti.

Fletcher chutou rasteiro na esquerda e Karčemarskas defendeu.


O 1x0 foi magrinho, mas o suficiente para os escoceses (Foto by Getty Images)

A Escócia acabou mesmo por marcar cinco minutos depois do intervalo, Naismith aproveitou cruzamento de Bannan e mandou para as redes.

Os Scotts tentaram chegar ao segundo tento e a Lituânia cresceu na partida, embora sem nunca criar um verdadeiro perigo. Caldwell, em resposta a mais um bom cruzamento de Bannan, ainda esteve à beira de ampliar a vantagem a sete minutos do fim, mas o cabeceio passou um pouco longe.

A equipe de Craig Levein enfrenta Liechtenstein dia 8 de Outubro, já a Lituânia recebe a República Tcheca no dia 11.

Homem do Jogo: Steven Naismith

Lituânia - Karcemarskas, Cesnauskis, Zaliukas, Kijanskas (Danilevicius), Semberas, Pilibaitis, Radavicius, Mikoliunas (Beniusis), Sernas, Labukas (Novikovas)

Não usados - Setkus, Ivaskevicius, Papsys, Panka.

Escócia - McGregor, Whittaker, Bardsley (Crainey), Berra, Caldwell, Cowie, Fletcher, Bannan (Snodgrass), Goodwillie, Morrison (Dorrans), Naismith.

Não usados - Gilks, Hutton, Hanley, Forrest.





Nenhum comentário: