sábado, 24 de maio de 2008

Strachan entra para a história

Após a conquista de três campeonatos escoceses seguidos, Gordon Strachan entra no ilustre trio de técnicos do Celtic que alcançaram tal feito. Strachan também é o terceiro técnico na Escócia à ter conquistado o three-in-a-row desde o fim da II Guerra Mundial.
O primeiro técnico do Celtic, Willie Maley, e o lendário Jock Stein são os outros únicos técnicos à terem ganhado três títulos consecutivos no comando do Celtic.
A carreira de Strachan no Celtic começou após uma vitoriosa passagem de Martin O'Neill, que se encerrou em Maio de 2005. As primeiras partidas de Strachan foram desastrosas, a pior goleada sofrida pelo Celtic em competições européias (5-0 para o Artmedia Petržalka) e um mal começo de temporada na SPL (4-4 contra o Motherwell). Deixando de lado o mal começo, Strachan levou o Celtic à uma série de 23 jogos sem derrotas, que acabou no jogo contra o Clyde, da 3ª divisão, pela Copa da Escócia.
Mas a conquista do título da SPL na sua primeira temporada no comando, seguida de uma vitória por 3-0 contra o Dunfermline na Copa da Liga Escocesa, serviu para afastar o pesadelo de Bratislava e do Clyde.
O sucesso na sua primeira temporada foi seguido de uma inédita classificação para as oitavas-de-final da Uefa Champions League, e da dobradinha com o título nacional e da Copa da Escócia.
Por essas e outras razões que vários jogadores, como Stephen McManus, Scott McDonald e McGeady, e ex-jogadores, como Billy McNeill, defendem a permanência de Strachan no comando do Celtic.

----------Rapidinha

Devido à vitória na SPL, o Celtic se classificou automaticamente para a fase de grupos da UCL 08/09, o que significa cerca de £12 milhões no caixa.

Nenhum comentário: