terça-feira, 15 de abril de 2008

O Celtic Football Club

O Celtic Football Club é um clube de futebol da Escócia sediado na cidade de Glasgow, que compete na Scottish Premier League, mais alta divisão do futebol escocês. O nome oficial do clube é The Celtic Football Club. Até 1994 o nome completo era The Celtic Football and Athletic Company Ltd.
O Celtic joga seus jogos no Celtic Park, mais conhecido como Parkhead, que tem capacidade para 60.832 pessoas, e é atualmente o maior estádio de futebol da Escócia. Na temporada 2006/07, o Celtic Park teve uma média de 57.927 pessoas por jogo, sendo a segunda maior, depois do Manchester United, de um clube de futebol do Reino Unido.
Costuma ser conotado com os escoceses católicos e os descendentes de irlandeses. O seu grande rival local, o Glasgow Rangers, pelo contrário, costuma ser associado aos escoceses protestantes (presbiterianos ou calvinistas). Os encontros entre estas equipes fazem o clássico Celtic versus Rangers.
Em 1967, o Celtic se tornou o primeiro clube britânico a conquistar a Copa dos Campeões da Europa, que até então só havia sido conquistada por times italianos, portuguêses e espanhóis. Nesta temporada o Celtic ganhou todas as competições que disputou: o Campeonato Escocês, a Copa da Escócia, a Copa da Liga Escocesa, a Copa dos Campeões da Europa e a Copa de Glasgow.
O Celtic continua sendo o único clube Escocês a ter chegado a final, e é o único a ganhar o troféu com um time composto totalmente de jogadores pratas-da-casa; todos os jogadores ainda eram escocêses, e todos nascidos em um raio de 30 milhas do Celtic Park. Em 1970 o Celtic chegaria novamente em uma final da Copa Européia, sendo batido pelo Feyenoord na prorrogação. Em 2003 Martin O'Neill liderou o time à final da Copa da UEFA em Sevilha, onde o Celtic perdeu por 3-2 do Porto na prorrogação. Cerca de 114.000 torcedores do Celtic viajaram até Sevilha para assistir à final - o maior número de torcedores que viajaram para acompanhar um único jogo, segundo a UEFA e a Organização Governamental do Futebol Europeu.
O uniforme tradicional usado pelo Celtic desde 1903 é composto por: camisa com listras verdes e brancas, short brancos e meias brancas. O Celtic é um dos clubes com a torcida mais fanática do mundo, e tem aproximadamente 9 milhões de torcedores. O Celtic também tem o maior número de fã-clubes no mundo do futebol, os quais existem nos 4 cantos do globo.

retirado da wikipédia

Nenhum comentário: