quinta-feira, 24 de julho de 2008

A história do Huddle

Treze anos atrás, em 23 de Julho de 1995, um pequeno pedaço da história do Celtic foi feito, quando os jogadores fizeram o primeiro Huddle. Era um amistoso de pré-temporada na Alemanha, em que o Celtic - comandado por Tommy Burns - enfrentou o Kickers Emden, no campo VfB Jheringsfehn, já que o estádio de Emden estava em reforma.
As 3.650 pessoas que estavam no campo que parecia mais um parque, assistiram a derrota do Celtic por 2-0, mas provavelmente não prestaram muita atenção ao novo ritual que houve antes da partida. Foi Tony Mowbray, que substituiu Paul McStay por causa de uma contusão, que teve a idéia de fazer um Huddle mostrando a união dos jogadores.
Durante anos o Huddle se tornou uma parte da identidade do Celtic, um símbolo de união entre os homens que vestem as Hoops (como são conhecidas as listras verdes da camisa) como uma fonte de inspiraçõa e orgulho à cada torcedor do Celtic. Hoje, o Huddle é levado para todos os times do Celtic, de todas as idades, desde os jovens "Bhoys" e "Ghirls" nas escolinhas do Celtic até o time comandado por Gordon Strachan.
Tony Mowbray, hoje treinador do West Bromwich Albion, não deve ter imaginado que aquele gesto faria tanto sucesso. Anos depois do primeiro Huddle em 23 de Julho de 1995, ele disse: "Todo jogador gosta de deixar algo que as pessoas possam lembrar-lhes e talvez o Huddle seja minha contribuição no Celtic. Eu estou honrado de ainda ver o Huddle sendo feito, por que é uma brilhante forma de unir os jogadores e a torcida. Ele está na pele do Celtic."

Nenhum comentário: