domingo, 26 de julho de 2009

Celtic é campeão da Wembley Cup

Além de se tornar o primeiro time escocês a jogar no novo Wembley, agora o Celtic se tornou o primeiro vencedor da Wembley Cup, torneio de pré-temporada disputado nesse estádio.


Sem chances para os egípcios

No primeiro jogo, Celtic enfrentou a equipa egípcia Al Ahly, grande campeã do continente africano e figura freqüentemente no mundial de clubes da FIFA. Seu principal destaque é um dos destaques da selecção: Mohamed Aboutrika.

Apesar do time ser a base da selecção nacional, não houve a menor possibilidade de vencer contra o Celtic arrasador armado pelo treinador Tony Mowbray. Este fez modificações no esquema usado pelo ex-treinador Gordon Strachan; abandonou o tradicional 4 - 4 - 2, adotou o 2 - 3 - 2 - 1 - 2, ou 4 - 4 - 2 losango, como também é chamado esse esquema. Outra característica marcante do novo treinador é utilizar jogadores esquecidos no plantel, como Chris Killen, autor de 2 gols nesta Copa.

Na primeira partida, jogaram Boruc; Hinkel, Caldwell (O’Dea 46), Loovens, Naylor; McGeady (Mizuno 74), NGuemo (Flood 63), Donati (Crosas 63), Maloney (Fox 74); McDonald (Killen 63), Fortune. Os golos foram marcados por Donati 31, McDonald 38, 58, Maloney 49, Killen 82 e, com isso, o jogo acabou com o incrível placar Celtic 5 v 0 Al Ahly.


O show dos Bhoys

Devido ao jogo decisivo para a classificação da equipa para a fase de grupos da UEFA Champions League, Tony Mowbray aproveitou a oportunidade para testar jogadores acostumados a actuar pelo time reserva e pelo time sub-19.

O grande desafio para esses jogadores era mostrar uma boa actuação contra um dos gigantes de Londres: Tottenham.

E mais uma vez o Celtic não deixou o adversário jogar e os nossos reservas massacraram os judeus. Exibindo um futebol maduro, mostraram seu potencial ao bater a equipa inglesa por 2 v 0, com extrema consistência defensiva e grande precisão nos contra-ataques encabeçados por Killen e Samaras, autores dos dois gols. Nossos reservas deram uma aula de futebol aos londrinos e um show a nós, os torcedores, que também participamos ao cantar os grandes clássicos, como You'll Never Walk Alone e, principalmente, ao vaiar o ex(e eterno)-hun Hutton, actualmente no Tottenham.

O Celtic jogou com Zaluska; Caddis, Loovens (Caldwell 46), O’Dea, Fox (Conroy 46); Mizuno (McGinn 66), Crosas, Flood, McCourt (Ferry 66); Killen, Samaras (McGowan 66). Os golos foram de Killen 9, Samaras 40.


Hora de comemorar

Com essas duas vitórias, o Celtic se consagrou o primeiro campeão da Wembley Cup, deixando o Barcelona em segundo, seguido pelo Tottenham e Al Ahly, em terceiro e em quarto lugares. Mas a festa tem que ser curta pois, apesar de agora os Celts somarem 10 gols marcados e nenhum sofrido na pré-temporada, tem um grande desafio pela frente.

Apesar de não fazerem uma grande campanha na actual temporada, os russos do Dinamo Moscow já estão 100% preparados, no meio de uma temporada, time entrosado, possíveis problemas tácticos sendo trabalhados e com ritmo de jogos importantes.

O que nos resta é continuar torcendo para que Mowbray dê seqüência a esse grande trabalho e entre para a história como mais um dos grandes treinadores da maior equipe escocesa. C'mon the Hoops!


Assista aos principais lances dos jogos do Celtic na Copa Wembley

Celtic 5 v 0 Al Ahly - 1º tempo
http://www.youtube.com/watch?v=Zks5k7BDfVM

Celtic 5 v 0 Al Ahly - 2º tempo
http://www.youtube.com/watch?v=OFS9W7rPYUM

Tottenham 0 v 2 Celtic
http://www.youtube.com/watch?v=_8SbztteH6E

Nenhum comentário: