quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Há 23 anos morria a lenda "Jock Stein"

Um dos maiores técnicos britânicos de todos os tempos, John 'Jock' Stein, morreu há exatos 23 anos, durante um jogo no País de Gales.
Nascido em Burnbank, Stein começou no futebol como jogador do Albion Rovers, em 1942. O meio-campista jogou cerca de 200 jogos pelo clube, ajudando na ascensão do Albion para a First Division. Em 1950, assinou por um clube amador de Gales, o A.F.C. Llanelli, ganhando meros £12 por semana.
Em 1951, recomendado por Jimmy Gribben, o Celtic comprou Stein por £1.200. Stein, que assinou como reserva, foi jogar no time titular graças à contusões de outros jogadores e em 1952 foi definido como vice-capitão. Após o então capitão, Sean Fallon quebrar o braço, Stein herdou a braçadeira, continuando no posto até sua "aposentadoria" por causa de lesões no joelho.
Em 53, ele comandou o Celtic na surpreendente campanha na Coronation Cup e em 54, ele ajudou na primeira conquista da liga desde 1938. No total, Stein jogou 148 vezes pelo Celtic, marcando 2 gols. Foi dado a ele uma vaga como técnico da equipe reserva e jovem, sendo também o responsável por persuadir a diretoria à comprar o campo de Barrowfield para treinos.
Em 1960, Stein aceitou o emprego de técnico do Dunfermline e conseguiu escapar do rebaixamento. Ele transformou o Dunfermline numa grande equipe, tendo conquistado a Copa da Escócia de 1961. Em 1964, foi treinar o Hibernian, onde conquistou a Summer Cup. O depoimento de alguns contemporâneos era de que Stein estava 'milhas' à frente dos outros no caso do entendimento do jogo.
Em 9 de Março de 1965, Jock Stein voltou para o Celtic, sendo o primeiro técnico não-católico do time. Depois de um periodo de 8 anos sem troféus no Celtic, ele revitalizou o time e após 6 semanas no cargo, levou o Celtic à conquista da Copa da Escócia - em cima do Dunfermline.
No próximo ano, o Celtic ganhou a Liga pela primeira vez desde 1954, também chegando na semifinal da Copa dos Campeões das Taças, sendo eliminado pelo Liverpool no quesito de gols fora.
Em 1967, Stein comandou o Celtic na conquista de seu primeiro "Treble" - quando se conquista 3 troféus no mesmo ano - ganhando a Copa da Escócia, a Copa da Liga e a Liga Escocesa. Ele também guiou o Celtic na conquista da Copa dos Campeões da Europa, contra a Internazionale de Milão, por 2-1.Ganhando o troféu mais prestigiado do futebol de clubes, Stein se tornou o primeiro homem a comandar um time escocês na conquista da Europa, também sendo o primeiro a ter feito isso com um clube britânico. O "Quadruple" ainda é o único da história a ser conquistado por um clube. Numa conversa com Bill Shankly após a final, Shankly lhe disse a famosa frase: "John, agora você é imortal."Em 69, o Celtic conquistou outro "treble", o segundo de sua história, ainda sob o comando de Stein. Em 1970, Stein liderou o Celtic à outra final da Copa dos Campeões, sendo esta perdida na prorrogação, contra o Feyenoord. No mesmo ano, o Celtic conquistaram a Liga Escocesa, a Copa da Liga e Stein foi condecorado Comandante da Ordem do Império Britânico. Em 1978, Stein saiu do Celtic e foi comandar a Escócia. Ele levou a Escócia para a Copa de '82, não se classificando para a 2ª fase por saldo de gols. Durante a classificatória para a Copa de '86, tendo como assitente 'Sir' Alex Ferguson, aconteceu a tragédia.
Em 10 de Setembro de 1985, acontecia uma partida entre País de Gales e Escócia, no Ninian Park - em Gales. A Escócia só precisava empatar para se classificar para a Copa de '86. Aos 13', Gales saiu na frente e aos 80' a Escócia conseguiu um penalti; Stein assistia ao drama do banco. Cooper fez o gol que levou a Escócia para o México, mas ainda durante a comemoração, Stein caiu no chão e morreu minutos depois, ainda na mesa de fisioterapia do vestiário. Ele tinha 62 anos.
No comando do Celtic, Stein ganhou seis Copas da Liga Escocesa, dez Campeonatos Escoceses, nove Copas da Escócia e uma Copa dos Campeões da Europa.

Nenhum comentário: