terça-feira, 30 de setembro de 2008

[UCL] Villareal 1 - 0 Celtic

O Celtic perdeu mais um jogo fora de casa na Champions League, totalizando 16 jogos sem vitória fora de Glasgow. Mas ao contrário de outras vezes, o Celtic foi para cima do Villareal, chegando a ter 72% da posse de bola e tendo boas (e claras) oportunidades de gol. A primeira delas foi pouco antes do intervalo com Samaras, que depois de um lançamento, entrou sozinho na área, mas viu o goleiro do time espanhol crescer, defendendo o chute.
A segunda foi após um escanteio - já no segundo tempo - onde McManus completou, de letra, a cabeçada de Samaras, mas o goleiro conseguiu defender.
A terceira e última clara oportunidade de gol veio com McDonald. O 'Aussie' quase marcou após um passe de McGeady, mas a bola passou por cima do travessão.
Já no lado do Villareal, muitas chances de gol, algumas defendidas por Boruc e outras afastadas pela defesa, mas teve uma que entrou. O brasileiro Marcos Senna marcou, aos 66', o gol da vitória do Villareal, de falta (inexistente, por sinal).
Agora, o Celtic precisa empatar com o Machester, no Old Trafford, ganhar os jogos contra Villareal e Manchester, ambos em Glasgow, e contra o Aalborg, na Dinamarca. Dependendo dos resultados, a classificação para a 2ª fase pode até ser obtida com 3 vitórias, ou até com 2 vitórias e 1 empate.

sábado, 27 de setembro de 2008

Celtic 3 - 2 Aberdeen

Scottish Premier League
Sábado, 27 de Setembro de 2008
Celtic Park, Glasgow
CELTIC… 3(Vennegoor of Hesselink 14, 92, McDonald 78)
ABERDEEN… 2(Mulgrew 57, 65)
Homem do jogo: Georgios Samaras
Num jogo dramático, o Celtic venceu o Aberdeen no último minuto, com um gol de Jan Vennegoor of Hesselink.
O Celtic abriu o placar logo aos 14', quando Hesselink marcou seu primeiro gol da temporada na SPL. Com o gol sofrido, o Aberdeen partiu para cima do Celtic - Crosas tirou em cima da linha uma bola cabeceada por Zander Diamond. Jimmy Calderwood teve de fazer uma substituição aos 26', quando Chalie Mulgrew entrou no lugar de Scott Severin, que saiu de campo machucado.
Na volta do segundo tempo, o Mulgrew marcou duas vezes para o Aberdeen, virando o jogo.
Strachan tirou Crosas e pôs McDonald, que aos 78' fez o gol de empate, depois de um passe de Aiden McGeady. No 2º minuto dos acréscimos, numa jogada de McDonald e McGeady, Hesselink virou o jogo, garantindo os 3 pontos para o Celtic.

CELTIC: Boruc, Wilson, Loovens, McManus, Naylor, Nakamura, Crosas (McDonald 72), Scott Brown, Maloney (McGeady 61), Vennegoor of Hesselink, Samaras (Hartley 90). Subs: Mark Brown, Donati, O'Dea, Caddis.
ABERDEEN: Langfield, Hodgkiss (Aluko 90), Diamond, Severin (Mulgrew 27), Foster, Young, Kerr, Mair, Duff, Mackie, Miller (Wright 86). Subs: Bossu, McDonald, Maguire, Stuart Smith.
Público: 58,565
Árbitro: E Smith

terça-feira, 23 de setembro de 2008

[CO-OP CUP] Celtic 4 - 0 Livingston

Scottish League Cup
Terça, 23 de Setembro de 2008
Celtic Park, Glasgow
CELTIC... 4
(Loovens 24, Samaras 64, 85 P, Brown 81)
LIVINGSTON... 0
HOMEM DO JOGO: Georgios Samaras
O Celtic carimbou sua passagem para às quartas-de-final da Scottish League Cup com uma vitória fácil sobre o Livingston.
Glenn Loovens abriu o placar com um gol de cabeça aos 24' e Samaras dobrou a vantagem aos 64', também de cabeça. Scott Brown marcou o 3º após um passe de Samaras. O grego fechou o placar após converter um penalti sofrido por Maloney. Esse foi o 9º gol de Samaras na temporada.
CELTIC (4-4-2) Boruc; Hinkel, Loovens, McManus, Hinkel; Caddis, Hartley, Donati (S Brown 64), McGeady; Samaras, McDonald (Maloney 76).Subs: M Brown, Caldwell, Vennegoor of Hesselink.
LIVINGSTON (4-4-2) McKenzie; Mackay, McPake, Innes, Talbot (Miller 73); Quinn, Fox (Giarrizzo 60), Davidson, Hamill; McParland, Elliot (Cuenca 54).Subs: Martini, McDonald.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Celtic mostra interesse em Crespo

Insatisfeito em não jogar na Internazionale, Hernán Crespo pode deixar Milão em janeiro. Crespo declarou à imprensa italiana que não sabe o motivo de sua não utilização. Celtic, Roma e Sampdoria mostraram interesse em contratar o atacante.

Celtic v Livingston

Co-operative Insurance Cup - 3ª fase
Celtic v Livingston
Terça, 23 de Setembro
Celtic Park, Glasgow
15:45 - Horário de Brasília
O Celtic volta à ação na Scottish League Cup amanhã contra o Livingston, no Celtic Park. Barry Robson ainda é uma dúvida, após perder o jogo contra o Kilmarncok devido a uma lesão. Hesselink, Wilson e Maloney não treinaram, mas devem estar descansados para enfrentar o líder da First Division.
O Livingston tem como desfalque Leigh Griffiths.

domingo, 21 de setembro de 2008

Celtic 3 - 1 Kilmarnock

Scottish Premier League
Domingo, 21 de Setembro de 2008
Rugby Park, Kilmarnock
KILMARNOCK... 1
(Taouil 89 P)
CELTIC... 3
(Maloney 23, Samaras 56, 82 P)
Homem do Jogo: Samaras
Mesmo perdendo um penalti, o Celtic conseguiu ganhar do Kilmarnock no Rugby Park. Aos 20', Maloney foi derrubado na área, batendo o penalti para longe. No entanto, aos 26', depois de uma sobra de bola, Maloney bateu de primeira no ângulo. Antes do final do 1º tempo, o 'Killie' teve a chance de empatar, mas parou nas mãos de Artur Boruc.
O Celtic continuou melhor no 2º tempo e aos 50' Vennegoor quase marcou de cabeça, após um cruzamento de Maloney. Mas foi com Samaras que o Celtic marcou o segundo. O grego, após um passe de Crosas, percorreu todo o flanco direito, passou pelo lateral Frazer Wright, entrou na área e chutou para o gol, passando a bola por de baixo do goleiro Combe, um golaço.
McGeady, mais uma vez no banco, entrou no lugar de Shaun Maloney aos '60 e, minutos depois, deu um passe espetacular para Samaras, que chutou a bola na trave.
Aos 82', Nakamura foi derrubado na área e Samaras converteu o penalti, 3-0.
Momentos antes do fim do jogo, depois de uma confusão na área, Caldwell pôs a mão na bola e foi expulso. Taouil bateu e fez o gol de honra do Killie.
---------
KILMARNOCK (4-4-2): Combe, Fowler, Wright, Ford, Hay (Hamill 71), Pascali, Bryson, Skelton (Sammon 31), Invincibile, Fernandez (Simmonds 71), Taouil. Subs: Rascle, Lilley, Flannigan, Cox.
CA: Fernandez.
CELTIC (4-4-2): Boruc, Wilson, McManus, Caldwell, Naylor, Scott Brown, Crosas (Hartley 74), Nakamura, Maloney (McGeady 61), Samaras, Vennegoor of Hesselink (Loovens 90). Subs: M Brown, McDonald, O'Dea, Caddis.
CA: McManus, Maloney. CV: Caldwell (87).
Público: 8,111
Árbitro: McCully

GOLS:



quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Celtic 0 v 0 Aalborg

UEFA Champions League
Grupo E - 1ª rodada
Celtic x Aalborg
Celtic Park
O Celtic desperdiçou muitas oportunidades, não passando de um empate, em casa, contra o defensivo Aalborg.
Aos 30', Shaun Maloney sofreu um penalti. Barry Robson bateu e Zaza defendeu com as pernas.
Nakamura chegou à bater 2 faltas, uma para fora e outra defendida pelo goleiro.
Samaras e Vennegoor of Hesselink também desperdiçaram oportunidades de gols que dariam ao Celtic a liderança no grupo E, já que o Villareal empatou com o Manchester em Old Trafford.
---------
CELTIC (4-4-2) Boruc; Hinkel, Caldwell, McManus, Naylor; Nakamura, Robson, S Brown, Maloney; Samaras, McDonald. Subs: M Brown, Vennegoor of Hesselink, Hartley, Wilson, Crosas, Loovens, McGeady.
AALBORG (4-5-1) Zaza; Beauchamp, Olfers, Jakobsen, Pedersen; Enevoldsen, Risgard, Augustinussen, Johansson, Curth; Saganowski.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

[UCL] Celtic v Aalborg

Celtic FC v Aalborg BK
Celtic Park, Glasgow
Quarta-feira, 17 de Setembro de 2008 - 15:45 (BRA)
Group E - 1ª Rodada
------------
O Celtic enfrenta o Aalborg, no Celtic Park, em busca de vitória para largar na frente em busca de uma das vagas nas oitavas-de-final da UCL 08/09. A equipe de Gordon Strachan chegou às oitavas-de-final do torneio nas últimas duas temporadas, ganhando todas as partidas da fase de grupos no Celtic Park, mas perdendo todas fora de Glasgow. Nas últimas 17 partidas em casa, o Celtic ganhou 12, incluindo contra times como Man Utd, Milan e Juventus. Contra equipes dinamarquesas, o Celtic já jogou 10 jogos, ganhando 7 e empatando 1.
Vennegoor of Hesselink, jogador mais experiente do Celtic em torneios europeus, já marcou - até agora - 17 gols em 100 jogos e poderá ser um desfalque, já que não treinou hoje para ficar com sua mulher grávida. Devido as circunstâncias, McDonald deverá formar a dupla de ataque com Samaras, que já fez 5 gols na SPL 08/09.
Enquanto o Celtic está em 2º na SPL, o Aalborg só está em 9º (de um campeonato disputado por 12 times), tendo perdido 4 de seus 7 jogos e não ganhando nenhuma partida em casa.
------------
Árbitro: Matteo Simone Trefoloni (ITA)
Assitentes: Luca Maggiani (ITA), Giorgio Niccolai (ITA)
4º Árbitro: Antonio Damato (ITA)
Delegado da UEFA: Petr Fousek (CZE)
Árbitro observador da UEFA: Rune Pedersen (NOR)

sábado, 13 de setembro de 2008

Celtic 4 v 2 Motherwell

Scottish Premier League
Sábado, 13 de Setembro de 2008
Fir Park, Motherwell
MOTHERWELL… 2
(Sutton 55, Clarkson 57)
CELTIC… 4
(Maloney 5, Samaras 9, 42, McDonald 25)
Homem do Jogo: Barry Robson
MOTHERWELL (4-4-2) G Smith; Quinn, Reynolds, Craigan, Hammell; Hughes, Lasley, McGarry (O’Brien 58); Sutton, Porter, Clarkson (Murphy 86).
Subs: Nielsen, Malcolm, D Smith, Fitzpatrick, Connolly.
CELTIC (4-4-2) Boruc; Wilson, Caldwell, McManus, Naylor; S Brown, Robson, Crosas (Nakamura 80), Maloney; Samaras, McDonald (Sheridan 86).
Subs: M Brown, McGeady, Loovens, Donati, Caddis.Um primeiro tempo espetacular deu a vitória ao Celtic.
Shaun Maloney abriu o placar aos 5 minutos. Um voleio de McDonald e dois gols de Samaras deram ao Celtic uma vantagem de 4 gols ainda no primeiro tempo. E mesmo com dois gols do Motherwell no inicio do segundo tempo, é o Celtic que vai começar sua campanha européia com moral.
Strachan deixou de fora, para a surpresa da torcida, Andreas Hinkel, Paul Hartley, Shunsuke Nakamura e Aiden McGeady. Mas o meio-campo, liderado por Marc Crosas, mostrou a energia e talento que faltaram ao Celtic no começo da temporada.
Brown teve mais liberdade para avançar e apenas com 5 minutos de jogo ele meteu a bola entre a defesa e o goleiro, com Maloney completando para o seu primeiro gol no retorno ao Celtic. Samaras dobrou a vantagem do Celtic apenas quatro minutos depois e McDonald, após um passe de Wilson, ampliou o placar para 3-0. Após uma jogada trabalhada por Naylor, McDonald e Samaras, o grego marcou seu segundo gol.
Na volta para o segundo tempo, o Motherwell marcou 2 gols e ainda teve oportunidades de marcar o 3º, mas sempre errava o último toque ou parava numa defesa de Boruc.
Agora, ambos os times viram as atenções para as competições européias que se avizinham.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Celtic v Motherwell


Scottish Premier League
Sábado, 13 de Setembro
Motherwell x Celtic
Fir Park
Árbitro: Craig Thomson
8:30h (Brasília)
--------
Scott McDonald está recuperado de sua lesão e já pode voltar à jogar. Jan Vennegoor of Hesselink está suspenso, devido ao cartão vermelho recebido no Old Firm.
O Motherwell não tem desfalques.
--------
ÚLTIMA TEMPORADA: Celtic 3-0 Motherwell; Celtic 0-1 Motherwell; Motherwell 1-4 Celtic; Motherwell 1-2 Celtic
MOTHERWELL
Campanha: V D D E V
Artilheiro: Clarkson, J Sutton - 2 gols
CELTIC
Campanha: V V V V D
Artilheiro: Samaras - 3 gols

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Boruc pode ser punido

Artur Boruc deverá comparecer à uma audiência no Comitê de Disciplina da SFA para explicar uma ofensa aos torcedores do Rangers, alegada pelos próprios.
O polonês foi chamado na terça para comparecer no tribunal em 16 de Setembro, após a divulgação de novas fotos, onde Boruc dava um "cotoco" para os torcedores.
Naquela ocasião, o Celtic perdeu a partida por 4-2, após duas falhas de Boruc.

Eliminatórias 2ª Rodada - Jogadores do Celtic

Escócia 2 x 1 Islândia
Maloney, Brown, Caldwell, McManus e Robson começaram jogando. Os jogadores do Celtic jogaram bem, mas McManus foi expulso após cometer um penalti. Hartley entrou aos 35 do segundo tempo. Gols marcados por Broadfoot e McFadden.
Alemanha 3 x 3 Finlândia
Andreas Hinkel entrou no jogo aos 37 do segundo tempo.
Grécia 2 x 0 Letônia
Samaras teve uma atuação razoável, sendo substituido aos 43 do segundo tempo.

Holanda 2 x 1 Macedonia
Jan Vennegoor of Hesselink não entrou no jogo.
Irlanda 0 x 0 Montenegro
McGeady jogou bem, mas perdeu 2 oportunidades claras de gol.

Há 23 anos morria a lenda "Jock Stein"

Um dos maiores técnicos britânicos de todos os tempos, John 'Jock' Stein, morreu há exatos 23 anos, durante um jogo no País de Gales.
Nascido em Burnbank, Stein começou no futebol como jogador do Albion Rovers, em 1942. O meio-campista jogou cerca de 200 jogos pelo clube, ajudando na ascensão do Albion para a First Division. Em 1950, assinou por um clube amador de Gales, o A.F.C. Llanelli, ganhando meros £12 por semana.
Em 1951, recomendado por Jimmy Gribben, o Celtic comprou Stein por £1.200. Stein, que assinou como reserva, foi jogar no time titular graças à contusões de outros jogadores e em 1952 foi definido como vice-capitão. Após o então capitão, Sean Fallon quebrar o braço, Stein herdou a braçadeira, continuando no posto até sua "aposentadoria" por causa de lesões no joelho.
Em 53, ele comandou o Celtic na surpreendente campanha na Coronation Cup e em 54, ele ajudou na primeira conquista da liga desde 1938. No total, Stein jogou 148 vezes pelo Celtic, marcando 2 gols. Foi dado a ele uma vaga como técnico da equipe reserva e jovem, sendo também o responsável por persuadir a diretoria à comprar o campo de Barrowfield para treinos.
Em 1960, Stein aceitou o emprego de técnico do Dunfermline e conseguiu escapar do rebaixamento. Ele transformou o Dunfermline numa grande equipe, tendo conquistado a Copa da Escócia de 1961. Em 1964, foi treinar o Hibernian, onde conquistou a Summer Cup. O depoimento de alguns contemporâneos era de que Stein estava 'milhas' à frente dos outros no caso do entendimento do jogo.
Em 9 de Março de 1965, Jock Stein voltou para o Celtic, sendo o primeiro técnico não-católico do time. Depois de um periodo de 8 anos sem troféus no Celtic, ele revitalizou o time e após 6 semanas no cargo, levou o Celtic à conquista da Copa da Escócia - em cima do Dunfermline.
No próximo ano, o Celtic ganhou a Liga pela primeira vez desde 1954, também chegando na semifinal da Copa dos Campeões das Taças, sendo eliminado pelo Liverpool no quesito de gols fora.
Em 1967, Stein comandou o Celtic na conquista de seu primeiro "Treble" - quando se conquista 3 troféus no mesmo ano - ganhando a Copa da Escócia, a Copa da Liga e a Liga Escocesa. Ele também guiou o Celtic na conquista da Copa dos Campeões da Europa, contra a Internazionale de Milão, por 2-1.Ganhando o troféu mais prestigiado do futebol de clubes, Stein se tornou o primeiro homem a comandar um time escocês na conquista da Europa, também sendo o primeiro a ter feito isso com um clube britânico. O "Quadruple" ainda é o único da história a ser conquistado por um clube. Numa conversa com Bill Shankly após a final, Shankly lhe disse a famosa frase: "John, agora você é imortal."Em 69, o Celtic conquistou outro "treble", o segundo de sua história, ainda sob o comando de Stein. Em 1970, Stein liderou o Celtic à outra final da Copa dos Campeões, sendo esta perdida na prorrogação, contra o Feyenoord. No mesmo ano, o Celtic conquistaram a Liga Escocesa, a Copa da Liga e Stein foi condecorado Comandante da Ordem do Império Britânico. Em 1978, Stein saiu do Celtic e foi comandar a Escócia. Ele levou a Escócia para a Copa de '82, não se classificando para a 2ª fase por saldo de gols. Durante a classificatória para a Copa de '86, tendo como assitente 'Sir' Alex Ferguson, aconteceu a tragédia.
Em 10 de Setembro de 1985, acontecia uma partida entre País de Gales e Escócia, no Ninian Park - em Gales. A Escócia só precisava empatar para se classificar para a Copa de '86. Aos 13', Gales saiu na frente e aos 80' a Escócia conseguiu um penalti; Stein assistia ao drama do banco. Cooper fez o gol que levou a Escócia para o México, mas ainda durante a comemoração, Stein caiu no chão e morreu minutos depois, ainda na mesa de fisioterapia do vestiário. Ele tinha 62 anos.
No comando do Celtic, Stein ganhou seis Copas da Liga Escocesa, dez Campeonatos Escoceses, nove Copas da Escócia e uma Copa dos Campeões da Europa.

sábado, 6 de setembro de 2008

Eliminatórias - Jogadores do Celtic

Escócia 0 x 1 Macedônia
Gary Caldwell, Scott Brown, Stephen McManus, Paul Hartley e Barry Robson começaram como titulares e Shaun Maloney entrou no segundo tempo. A Escócia levou o gol aos '5 e no resto do jogo teve oportunidades para empatar, sem sucesso.

Alemanha 6 x 0 Liechtenstein
Andreas Hinkel não saiu do banco.
Grécia 3 x 0 Luxemburgo
Samaras ficou no banco toda a partida.

Irlanda 2 x 1 Geórgia
McGeady jogou bem, dando o passe para o primeiro gol da Irlanda.
Japão 3 x 2 Bahrain
Nakamura marcou um dos gols do Japão, de falta.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Técnicos reunidos na UEFA

Os técnicos dos maiores times europeus se reuniram na "UEFA Elite Coaches Forum" (Fórum de Treinadores de Elite da UEFA ), em Nyon, na Suíça. O Fórum comemorou seus dez anos, tendo sido palco de discussões sobre as tendências táticas e técnicas, a evolução das competições européias, o papel de liderança do treinador, como os treinadores lidam com as exigências dos jogos de alta pressão e a sua relação com os árbitros, entre outros assuntos.
O futebol e as questões financeiras foi um dos temas em discussão, especialmente nos assuntos relacionados com a propriedade, o controle dos clubes e as relações com os treinadores.
Os técnicos também abordaram a sua relação com os árbitros durante o jogo, um assunto polémico.
A lista dos treinadores convidados foi: Dick Advocaat (FC Zenit St. Petersburg), Javier Aguirre (Club Atlético de Madrid), Paulo Bento (Sporting Clube de Portugal), Laurent Blanc (FC Girondins de Bordeaux), Sir Alex Ferguson (Manchester United FC), Jesualdo Ferreira (FC Porto), Valeri Gazzaev (PFC CSKA Moskva), Erik Gerets (Olympique de Marseille), Christian Gross (FC Basel 1893), Manuel Jiménez (Sevilla FC), Marius Lăcătuş (FC Steaua Bucureşti), Panagiotis Lemonis (ex-Olympiacos CFP), José Mourinho (FC Internazionale Milano), Manuel Pellegrini (Villarreal CF), Claude Puel (Olympique Lyonnais), Claudio Ranieri (Juventus), Thomas Schaaf (Werder Bremen), Luiz Felipe Scolari (Chelsea FC), Mirko Slomka (ex-FC Schalke 04), Luciano Spalletti (AS Roma), Gordon Strachan (Celtic FC) and Arsène Wenger (Arsenal FC).

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Lista de convocados para jogos em Setembro

Escócia:
Gary Caldwell
Scott Brown
Stephen McManus
Paul Hartley
Barry Robson
Shaun Maloney
Alemanha:
Andreas Hinkel
Grécia:
Georgios Samaras
Holanda:
Jan Vennegoor of Hesselink
Irlanda:
Aiden McGeady
Japão:
Shunsuke Nakamura

Após 3 anos, Hinkel está de volta à Alemanha

Após três anos sem ser convocado, Andreas Hinkel voltou a ser chamado para atuar na seleção alemã. Joachim Löw convocou-o para os jogos contra Liechtenstein e Finlândia pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010. A última atuação de Hinkel por sua seleção foi em setembro de 2005, contra a Eslovênia.
“Hinkel é titular do Celtic e tem jogado muito bem recentemente”, afirmou Löw.

Lennon agredido após Old Firm

Neil Lennon, coordenador técnico do Celtic, foi agredido poucas horas após o termino do Old Firm. Uma nota no site oficial do Celtic, diz que Lennon estava andando de volta para casa, sozinho à noite, e foi agredido por dois homens. Durante o ataque, o ex-jogador do Celtic perdeu a consciência e teve de ser conduzido ao hospital, com vários hematomas no corpo. No momento, a polícia de Strathclyde está abrindo um inquérito sobre o incidente, para tentar chegar aos culpados da agressão.

Celtic perde o primeiro Old Firm da temporada

Pelo placar de 4 - 2, o Celtic saiu derrotado do primeiro Old Firm da temporada. Os gols do Celtic foram marcados por Samaras e Nakamura, de falta já nos acréscimos.
O próximo jogo do Celtic será contra o Motherwell - apenas no dia 13 de Setembro, devido aos jogos das Eliminatórias da Copa de 2010 - seguido da estréia na UEFA Champions League, contra o Aalborg no Celtic Park, dia 17 de Setembro.