domingo, 26 de outubro de 2008

[SPL] Celtic 4 - 2 Hibernian

Em mais um jogo pela SPL, o Celtic derrotou o Hibernian, no Celtic Park, mantendo-se líder com 25 pontos, 3 na frente do segundo colocado.
O Celtic saiu na frente aos 33'. Nakamura bateu um escanteio à meia altura e McManus fuzilou para a meta de Ma Kalambay.
McManus também fez parte da jogada do 2º gol, aos 36'. O capitão do Celtic tocou para McDonald, que deu um passe espetacular para Sheridan. Ele driblou o goleiro e empurrou para as redes, marcando seu primeiro gol na equipe profissional do Celtic.
Aos 41', o Hibs diminui a diferença. Fletcher chutou diretamente para o gol, mas a bola desviou na cabeça de Nish, entrando nas redes.
Logo no início do segundo tempo, o Hibs empatou. Nish entrou na área e cruzou no segundo poste para Fletcher, que só esticou o pé e empurrou para dentro do gol.
Com o empate do Hibernian, o Celtic se tornou mais ofensivo, mas Ma Kalambay salvou o Hibernian, defendendo as tentativas de Andreas Hinkel (homem do jogo), Scott McDonald e Barry Robson.
Quando a partida entrava nos 15 minutos finais, o Celtic teve uma boa oportunidade de marcar. Barry Robson bateu uma falta, mas Ma Kalambay espalmou. Maloney cobrou o escanteio resultante e o holandês Glenn Loovens marcou de cabeça. 3-2 para o Celtic.
Perto do fim do jogo, aos 81', após belo passe de McGeady, Brown chutou rasteiro no canto esquerdo de Ma Kalambay, fechando o placar em 4-2.
CELTIC: Boruc, Hinkel, Caldwell, McManus (Loovens 46), Robson, Nakamura (McGeady 63), Scott Brown, Hartley, Maloney, Sheridan, McDonald (McCourt 87).
Subs: Mark Brown, Donati, O'Dea, McGowan.
Cartões: McDonald, Hartley.
Gols: McManus 32, Sheridan 36, Loovens 76, Scott Brown 82.
HIBS: Ma-Kalambay, van Zanten, Jones, Bamba, Stevenson, Fletcher, Shiels, Murray, Rankin, Riordan, Nish.
Subs: McNeil, Hogg, Yantorno, Keenan, Thicot, Chisholm, Pinau.
Cartões: Riordan, Bamba, Shiels.
Gols: Nish 41, Fletcher 50.
Público: 58,337
Árbitro: Murray

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

[UCL] Manchester United 3 - 0 Celtic

UEFA Champions LeagueGroup E
MANCHESTER UNITED… 3
(Berbatov 30, 51, Rooney 76)
CELTIC… 0
------------
MANCHESTER UNITED (4-4-2) van der Sar; Neville (W Brown 60), Evans, Vidic, O’Shea; Ronaldo (Park 82), Fletcher, Anderson, Nani; Berbatov (Tevez 60), Rooney.
Subs: Kuszczak, Giggs, Rafael, Gibson.
CELTIC (4-5-1) Boruc; Wilson, Loovens, McManus, Naylor; Nakamura (Hartley 62), S Brown, Caldwell, Robson (Maloney 62), McGeady; McDonald (Sheridan 76)
Subs: M Brown, Hinkel, Donati, O’Dea.
O Celtic não surpreendeu e voltou a perder fora de casa na Uefa Champions League, dessa vez para o Manchester United.
Com essa derrota, o Celtic se distanciou bastante de uma vaga na próxima fase, tendo que lutar contra o Aalborg pela vaga na Copa da UEFA.
Para se classificar, o Celtic precisa ganhar os próximos 3 jogos, contra Manchester e Villareal, no Celtic Park, e contra o Aalborg, na Dinamarca. Porém, um empate entre Manchester e Villareal, em 25 de Novembro, pode tirar as chances do Celtic.
O Celtic se classifica se haver uma dessas combinações:*
1) Empate entre Aalborg e Villareal; Empate entre Villareal e Manchester; Celtic vencer as 3.
2) Vitória do Villareal contra o Aalborg; Derrota do Villareal contra o Manchester; Celtic vencer as 3, sendo a última (contra o Villareal) por 2 gols, ou mais, de diferença.
3) Vitória do Villareal contra o Aalborg; Vitória do Villareal contra o Manchester; Celtic vencer as 3, sendo a contra o Manchester Utd por 4 gols, ou mais, de diferença.
------------
¹Não vejo possibilidades do Celtic se classificar com 7, 8 ou 9 pontos e também não vejo o Aalborg vencer o Villareal, mesmo jogando na Dinamarca.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Manchester United - Celtic

UEFA Champions League, Grupo E
Manchester United - Celtic
Old Trafford, Manchester
21 de Outubro de 2008
16:45 (Horário de verão de Brasília)
Transmissão: ESPN Brasil
Os tri-campeões da Escócia irão enfrentar os bi-campeões da Inglaterra amanhã no Old Trafford.
De um lado o Celtic joga suas esperanças em ainda se classificar para a 2ª fase da competição, tendo do outro o Manchester, que quer garantir praticamente sua participação na próxima fase.
Na fase de grupos da temporada 2006/07, Celtic e Manchester se enfrentaram, com cada um ganhando em seus domínios. Em Old Trafford, a partida terminou em 3x2 para o Man Utd e no Celtic Park, 1x0 para o Celtic, com direito a uma defesa de penalti por Boruc.
O Manchester vem de uma série de 16 partidas sem perder em casa, enquanto o Celtic não ganhou nenhum de seus 18 jogos como visitante na fase moderna da UCL.
Em outros jogos na Inglaterra, válidos por competições européias, o Celtic tem 3 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, sendo as vitórias mais recentes contra Blackburn e Liverpool, ambas em 2002, por 2-0.
Para o Celtic, uma vitória seria um grande resultado, mas um empate estaria de bom tamanho, já que dos outros 3 jogos restantes, 2 são em casa e o outro é contra o Aalborg.
---------
Gordon Strachan, sobre Celtic 1 - 0 Manchester United, na temporada 2006/07
"Penso que eu e a equipe soubemos lidar muito bem com esse jogo a nível europeu. Nos grandes jogos e nas competições importantes como esta, tudo se decide nos detalhes em grande parte das ocasiões. Lembro que, após 30 minutos de jogo em Parkhead, já tínhamos alterado a nossa tática mais de uma vez. Voltamos ao 4-5-1, colocando o Żurawski na direita do ataque. A sua expressão demonstrava que nunca na vida ele tinha jogado naquela posição. Mas, a partir dessa altura, sabíamos que se conseguíssemos ter 15 minutos de descanso da pressão adversária podíamos aplicar nossa forma de jogo e acabamos por conseguir esse objectivo e a vitória. Mas de uma coisa tenho a certeza: estamos falando do Manchester United e do Celtic. Temos que atacar um ao outro, pois está na nossa natureza."
Sir Alex Ferguson
"Pouco importa se vão estar presentes jogadores japoneses, argentinos, portugueses, coreanos ou outros, uma vez que existe sempre um confronto entre Escócia e Inglaterra de cada vez que Celtic e United se defrontam. O Celtic tem alguns escoceses na equipe, tal como o United tem igual número de ingleses. Mais importante do que isso é que perdemos da última vez que lá fomos. Agora, eu, mais do que ninguém, estou ciente disso e do que pode significar quando voltar a Glasgow. Se perdermos este jogo, vou ter que me sujeitar a todo o tipo de comentários relacionados com isso. O que eu digo é que vai ser um desafio bem disputado, porque o Celtic vai jogar com toda a sua força de vontade. Sempre fez isso. É essa a natureza do clube, tal como o faz contra o Rangers. Existe sempre um nível de empenho fantástico quando se joga contra estes clubes".

Boruc entre os indicados para prêmio da FIFPro

O goleiro do Celtic, Artur Boruc, está entre os indicados para o prêmio de Melhor Jogador do Mundo pela Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol (FIFPro). Os jogadores são indicados pelas atuações na temporada 2007/2008.
Dos 55 pré-selecionados, 21 jogam na Inglaterra, 18 na Espanha, 8 na Itália, 4 na Alemanha, 2 na Rússia, 1 em Portugal e Boruc, que atua na Escócia.
De acordo com a FIFPro, 45 mil atletas, de 42 federações nacionais, votaram em um goleiro, quatro zagueiros, três meias e três atacantes. A seleção da FIFPro e o melhor jogador da temporada serão divulgados na próxima segunda-feira, dia 27.
Lista dos indicados:
ESPANHA: Casillas (Real Madrid), Puyol (Barcelona), Sergio Ramos (Real Madrid), Fábregas (Arsenal), Iniesta (Barcelona), Marcos Senna (Villarreal), Xavi (Barcelona), Fernando Torres (Liverpool), David Villa (Valencia);
ITÁLIA: Buffon (Juventus), Cannavaro (Real Madrid), Maldini (Milan), Nesta (Milan), Zambrotta (Barcelona), Gattuso (Milan), Pirlo (Milan), Luca Toni (Bayern de Munique);
INGLATERRA: Ashley Cole (Chelsea), Ferdinand (Manchester United), John Terry (Chelsea), Gerrard (Liverpool), Lampard (Chelsea), Rooney (Manchester United);
PORTUGAL: Deco (Barcelona), Ricardo Carvalho (Chelsea), Bosingwa (Porto), Pepe (Real Madrid), Cristiano Ronaldo (Manchester United);
BRASIL: Daniel Alves (Sevilla), Lúcio (Bayern de Munique), Kaká (Milan), Ronaldinho Gaúcho (Barcelona);
ARGENTINA: Zanetti (Inter de Milão), Messi (Barcelona), Tévez (Manchester United), Mascherano (Liverpool);
FRANÇA: Gaël Clichy (Arsenal), Patrice Evra (Manchester United), Ribery (Bayern de Munique), Thierry Henry (Barcelona);
HOLANDA: Van der Sar (Manchester United), Sneijder (Real Madrid), Van Nistelrooy (Real Madrid);
ALEMANHA: Philipp Lahm (Bayern de Munique), Michael Ballack (Chelsea);
RÚSSIA: Yuri Zhirkov (CSKA Moscou), Andrei Arshavin (Zenit);
BULGÁRIA: Berbatov (Tottenham);
SÉRVIA: Vidic (Manchester United);
REPÚBLICA TCHECA: Petr Cech (Chelsea);
SUÉCIA: Ibrahimovic (Inter de Milão);
POLÔNIA: ARTUR BORUC (CELTIC);
GANA: Essien (Chelsea);
COSTA DO MARFIM: Drogba (Chelsea);
CAMARÕES: Eto'o (Barcelona).

Celtic com vários desfalques para jogo de amanhã

O Celtic vai enfrentar o Man Utd com vários desfalques. Por causa de lesões, Samaras, Caldwell, Crosas e Hesselink estarão de fora do jogo válido pela Uefa Champions League.
Com isso, McDonald e os não tão usados Sheridan e Killen são os únicos atacantes disponíveis.
"Temos alguns desfalques no ataque. Teremos que encontrar uma equipa que consiga manter a posse de bola e criar algum perigo em Old Trafford," disse Strachan.

Sylvinho no Celtic ?

Em janeiro, o lateral-esquerdo pode sair do Barcelona, onde está há um bom tempo na reserva. Numa entrevista ao Scottish Mail, ele disse que seria interessante ir para Glasgow e que gostaria de chegar a um acordo, se uma oferta oficial do Celtic chegasse.
Sylvinho, de 34 anos, já passou por Corinthians, Arsenal e Celta de Vigo, jogando só uma vez pelo Barcelona na temporada passada.

sábado, 18 de outubro de 2008

[SPL] Celtic 2 - 1 Inverness CT

Após uma pausa de 2 semanas, devido aos jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010, o Celtic voltou a jogar uma partida oficial. A vitória no confronto da SPL contra o Inverness, fez com que o Celtic tomasse a liderança isolada da liga.
Antes do início do jogo, os jogadores prestaram homenagens à Eddie Thompson, Chairman do Dundee Utd, falecido em 15 de Outubro, após uma longa batalha contra o câncer de próstata.
O Inverness começou atacando mais, com Don Cowie e Richard Hasting, mas o Celtic respondeu com McGeady obrigando o goleiro à fazer uma boa defesa. Aos 33' o Inverness quase abriu o placar com Imrie, mas Boruc espalmou para escanteio. O polonês também parou Wood, com uma defesa fantástica, após mais uma chance desperdiçada pelo lado de Glasgow. Após o intervalo, logo aos 48', o Celtic abriu o placar com Scott Brown. Naylor cruzou e Brown completou para as redes, marcando seu primeiro gol na SPL 08/09. Aos 65', o Celtic dobrou a vantagem. Robson cruzou da direita e Loovens cabeceou para o fundo das redes. 5 minutos depois, o Inverness diminui com Adam Rooney, aproveitando a sobra de uma cabeçada de Ross Tokely. Nos minutos finais o Inverness pressionou, mas a defesa do Celtic foi sólida, após que Loovens ficou na posição de Caldwell, devido à uma lesão.
O Celtic ainda teve chances reais de marcar o terceiro com Cillian Sheridan e Shaun Maloney.
---------------
Inverness CT: Fraser, Tokely, McGuire (Duff 54), Munro, Hastings, Cowie, Duncan, Black (Rooney 66), Imrie, McBain (Wilson 75), Wood.
Subs: Esson, Djebi-Zadi, Sutherland, Vigurs.
Cartões: Black, Imrie, Tokely.
Gol: Wood 69'.
CELTIC: Boruc, Caldwell (Wilson 64), McManus, Loovens, Naylor, McGeady, Scott Brown, Crosas (Hartley 90), Robson, McDonald (Sheridan 64), Maloney.
Subs: Mark Brown, McCourt, Nakamura, O'Dea. Booked: Crosas, Scott Brown, McGeady.
Gols: Scott Brown 48', Loovens 65'.
Público: 7,143
Árbitro: I Brines

sábado, 4 de outubro de 2008

Celtic 4 - 0 Halmiton Accies

O Celtic derrotou de forma convincente o Hamilton Academical por 4 - 0 e lidera, por enquanto, a SPL 08/09. Os gols foram marcados por Nakamura, Samaras, McDonald e McGeady, com Boruc ainda defendendo um penalti.
Logo no primeiro minuto de jogo, Hesselink teve de ser substituído por Samaras, devido a um choque com Neil, do Hamilton. A primeira chance real de gol só veio aos 18', quando Robson cruzou e Samaras cabeçeou para gol, mas o goleiro do Hamilton salvou em cima da linha.
4 minutos depois, o placar foi aberto. McGeady avançou pela direita, cruzou a bola para o 2º pau e Nakamura completou para o gol.
10 minutos antes do fim do primeiro tempo, Samaras - recém votado como melhor jogador do mês na SPL - dobrou a vantagem para o Celtic, marcando seu 10º gol na temporada.
Após o intervalo, o Celtic continuou atacando mais, tendo chances de marcar com Samaras e McDonald.
Aos 76', o Aussie matou o jogo, marcando o 3º do Celtic. McGeady passou por 3 marcadores e tocou para McDonald, que lutou pela bola e chutou por baixou do goleiro do Hamilton.
A partida ainda teve alguns momentos de drama, quando Caldwell derrubou McCarthy dentro da área. O próprio McCarthy bateu para a defesa de Boruc, que ainda pegou o rebote.
Aos 83' McGeady fechou o jogo, após bela jogada de Maloney.
-----------
Celtic: Boruc, Wilson, Caldwell, McManus, Robson, Nakamura, Scott Brown, Crosas, McGeady, Vennegoor of Hesselink, McDonald. Subs: Mark Brown, Samaras, Maloney, Donati, Hartley, O'Dea, Caddis

Hamilton: Cerny, Mensing, Elebert, Swailes, Easton, Neil, Graham, McCarthy, Canning, McArthur, Lyle. Subs: Murdoch, Casement, McClenahan, Thomas, Ettien, Corcoran, Akins

Árbitro: S Conroy (Scotland)